José Carlos Marão (nascido em 11 de janeiro de 1941, em São Paulo), começou na imprensa no jornal Folha de São Paulo, em abril de 1960, como repórter. Em 1962 foi para a revista O Cruzeiro, a mais importante e de maior circulação na época. Em outubro de 1964, convidado por Mino Carta, mudou para a Edição de Esportes de O Estado de São Paulo, embrião do futuro Jornal da Tarde.
Em setembro de 1965, a convite da Editora Abril, passou a integrar a equipe que estava preparando o lançamento da revista Realidade, um dos maiores sucessos editoriais da imprensa brasileira. Ficou em Realidade até 1971, quando fez experiências como redator de publicidade nas agências Marcus Pereira Publicidade e Standard Ogilvy. Voltou para a Editora Abril em 1974 como Gerente do Centro de Criação de publicações para terceiros. Em 1976 foi para a revista Quatro Rodas, como Redator chefe. Em 1978 passou a Diretor de Redação e depois, em 1981, a Diretor Editorial. Em 1987 assumiu o cargo de Diretor de Grupo de Quatro Rodas acumulando, além da área editorial, a responsabilidade pelas áreas de circulação e de publicidade.
Em 1992 criou, em pareceria com a jornalista Ligia Martins de Almeida, a Anagrama Editorial, que editou as revistas Muito Melhor (receitas), Anagrama (palavras cruzadas) e Muito Melhor Astrologia. Nesse período, pela Anagrama Editorial, comandou a criação e a implantação das reformas editoriais e gráficas de Semanário e Som Sertanejo (Editora Azul), Aero Magazine (Nova Cultural, Supermercado Moderno (Grupo Lund) e Metrópole (Diário do Povo de Campinas). Em 1999 mudou para Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. Em 2010, lançou, em parceria com José Hamilton Ribeiro, o livro Realidade Re-vista, que documenta toda a história do sucesso dessa publicação em sua primeira fase. Durante esse tempo, também fez parte, ao lado de Alberto Dines, do Conselho Diretor do Projor, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, entidade sem fins lucrativos, responsável, na época, pelo programa de TVObservatório da Imprensa e o site Observatório da Imprensa online. Frequentou as faculdades de Direito Mackenzie e Filosofia Ciências e Letras São Bento, sem concluir os cursos. Antes, quando as escolas estaduais eram referência de qualidade, frequentou o colégio Horácio Soares, em Ourinhos, cidade em que foi criado e marcou sua formação. Lá, fez suas primeiras aventuras no jornalismo, orientado por Salvador Fernandes, jornalista da Folha de São Paulo, e Norival Vieira da Silva, seu professor. Tem dois filhos, Fernanda Marão e Fabio Marão, de seu primeiro casamento com Yara Azevedo Marão. Está casado, desde 1984, com Ligia Martins de Almeida





